Aromaterapia em Pets
A técnica de aromaterapia utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, fortalecendo as defesas do corpo.
O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo.Tornou-se um recurso natural muito utilizado na área da cosmética, estética facial, corporal e higiene pessoal nos humanos.
Os óleos essenciais usados em nossos animais de estimação precisam ser de qualidade e 100% naturais para garantir o bem-estar de nossos companheiros.
Esta terapia em animais é uma realidade que apresenta resultados bem-sucedidos em cachorros, gatos e demais PETS. No entanto, é importante tomar alguns cuidados em relação ao uso dos produtos aromáticos nos animais, desde a escolha dos óleos essenciais, até mesmo em relação ao modo de aplicação da Aromaterapia.
A utilização destes óleos são, uma forma simples, natural e muito segura de ajudar nossos companheiro a aliviar suas dores, para que sejam mais felizes..
Benefícios do uso :
- Ajuda na irritação e coceira de picadas de pulgas e carrapatos;
- Ajuda a diminuir na ansiedade e estresse do animal;
- Atua como repelente de insetos;
- Melhora imunidade;
- Atenua dores entre outros;
Indicação de Uso :
- Tratamento complementar a alopatia;
- Cansaço e desânimo do pet.;
- Estres do pet;
- Irritabilidade do pet;
- Hiperatividade do pet;
- Auxilia no bem estar do pet;
- Para animais solitários transmite sensação de carinho, cuidados, amor;
Regras para cães:
- Sempre usar com diluição
- Não usar os óleos essenciais do rosto, nariz e olhos;
- Não use óleos essenciais em cachorros com menos de 10 semanas de idade.
- Evite óleo rico em fenol, como orégano, manjericão, canela, tomilho, gaultéria, cravo e sábio especialmente em torno de cachorros e cães em miniatura;
Regras para gatos:
- Se for difundir, sempre permita que os gatos tenham acesso à área, se necessário.
- Dê tempo para o seu gato se familiarizar com o óleo que você usa topicamente.
- Não usar óelesos essenciais no rosto, nariz e olhos
- Não use óleos essenciais e em torno de gatinhos com menos de 10 semanas de idade
ATENÇÃO :
Os animais têm o olfato muito mais desenvolvido do que os humanos. É por isso que, ao usar óleos essenciais em animais de estimação, é preciso ter certas precauções adicionais sobre a quantidade de produto utilizado. Além disso, jamais se deve injetar óleos essenciais e é fundamental utilizar sempre produtos de alta qualidade e certificados.Esses óleos não devem ser aplicados em mucosas e nos olhos, tampouco utilizados puros nas orelhas e na região genital. Também é preciso evitar que o cão lamba a área onde o óleo foi aplicado.
Consulte seu veterinário: