O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae, principalmente do gênero Amazona. Os papagaios têm, como características, um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. Sua longividade é de 80 anos em vida livre e 50 anos em cativeiro.

 

Antigamente, as pessoas pensavam que um papagaio comia e vivia apenas de sementes. Hoje sabemos que nada poderia estar mais longe da verdade. Nossos amigos precisam muito mais do que apenas sementes para se satisfazer e sustentar. Uma dieta saudável deve conter todos os nutrientes básicos, as vitaminas e os minerais necessários. As sementes contêm muita gordura e isso não é bom para o seu papagaio. A dieta perfeita deve ser um de legumes frescos, verduras e frutas e uma pequena quantidade de sementes. Também podemos acrescentar a ração específica para a espécie.

Os papagaios podem ser criados em viveiro, gaiolas ou solto. A gaiola deve ser colocada numa parte da casa onde a ave possa ter muito contacto com as pessoas, mas ao mesmo tempo será ideal que não esteja numa área com muita agitação. Mantenha a gaiola longe de janelas onde possa receber luz directa do sol (pode sobreaquecer), longe de correntes de ar, e não muito próxima de fontes de calor ou condutas de ar condicionado. Devem ser colocados vários poleiros de diferentes tamanhos e materiais. Disponibilize uma boa selecção de brinquedos apropriados para papagaios.


Os papagaios de forma geral são monomórficos, ou seja, macho e fêmeas têm a mesma aparência, não sendo possível determinar o sexo apenas pela visualização externa. É preciso realizar exames de DNA, que requer apenas uma gota de sangue. A sexagem dos papagaios de estimação deve ser solicitada a um veterinário.É recomendável cortar as penas de uma das asas para garantir que a ave não fuja ou se machuque no interior da residência.
O propósito de cortar as penas é evitar que seu papagaio consiga voar longas distâncias e não incapacitá-lo completamente ao vôo. O papagaio pode ficar com as unhas afiadas e longas, sendo desconfortável para o proprietário tê-lo no braço ou ombro. O corte das unhas deve ser feito com cuidado, pois pode sangrar. A pontas aparadas podem ser arredondadas com uma lixa de unha. O bico superior pode estar crescido e pontiagudo, sendo necessário apará-lo corretamente.Zoonoses são doenças potencialmente transmissíveis dos animais ao homem e vice-versa. A clamidiose é causada por uma bactéria chamada Clamídia psittasi. Os sinais a ave são: apatia, secreção nasal, conjuntivite, falata de apetite, diarréia, anorexia. A transmissão é feita através de contato com secreções e fezes. Os sintomas no homem pode ser desde uma pequena gripe até a pneumonia.As doenças mais comuns nos papagaios: intoxicação alimentar (aspergilose), verminose, coccidiose, sarna, fraturas, doença respiratória provocada por fumaça, salmonelose.
É recomendável a visita ao médico veterinária a cada 3 meses para avaliação periódica.