A campanha conhecida mundialmente como “OUTUBRO ROSA” que alerta homens e mulheres sobre o perigo do câncer de mama e a importância das práticas preventivas. O que pouca gente lembra é que os animais também são vítimas deste tipo de câncer, que tem inclusive uma incidência considerada alta entre cães e gatos.

A cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, comendo rações com conservantes e, também, estão expostos à poluição do meio ambiente. Devido à soma desses fatores, os animais estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias. Os tumores mamários são muito mais comuns em cães e gatos, mas outros animais também podem desenvolver a doença. Nos cães, na maioria dos casos,  é tumores malignas. Já nos gatos, a maior parte dos tumores é malignos e altamente agressivos.

O diagnóstico precoce em animais tem tanta relevância quanto que para humanos, pois aumenta em 90% as chances de cura. Algo pouco falado, mas que reforça a necessidade de conscientizar os donos sobre a importância dos exames periódicos e no diagnóstico precoce da doença.

Fatores como genética, natureza hormonal e até o ambiente podem influenciar no aparecimento da doença.  Especialistas reforçam que a castração precoce, antes do primeiro cio, é o procedimento mais indicado na prevenção de tumores. A chance DE desenvolvimento da doença sobe de 0,5% para 26% em animais castrados somente depois do segundo cio. O tratamento é sempre cirúrgico. Um exame histopatológico, ou biópsia, do nódulo removido vai definir se o bicho vai precisar ou não de quimioterapia.

Para abraçar esta causa nobre e pouco divulgada entre os animais e seus donos, a Clinica veterinária Dr. Zoo e Cia e sua equipe médica de especialistas estarão realizando AVALIAÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA, todos os sábados de outubro de 2015. A avaliação será gratuita. Também estará sendo realizada aos sábados o programa de castração fêmeas com preço reduzido. Este programa tem o intuito de realizar castração antes do primeiro cio, prevenindo 99,9% a formação de neoplasia mamaria.