Os hamsters são encontrados espalhados por todo o mundo. Eles possuem grandes dentes incisivos que crescem constantemente Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia. A maioria das espécies de hamster habita regiões semi-desérticas, vivendo em galerias subterrâneas. Algumas espécies cavam suas próprias galerias. O hamster utiliza suas patas dianteiras para segurar o alimento e levá-lo à boca e para encher suas bochechas. Possui 5 dedos nas patas traseiras. O sentido mais apurado dos hamsters é a audição, seguida pelo olfato. A visão é pouco desenvolvida. A maioria dos hamsters possui bochechas que podem se expandir para carregar alimento e forração para o ninho. Por ter hábitos noturnos, o hamster utiliza seus finos e longos bigodes para perceber os obstáculos. Apenas 4 espécies de hamster são mantidas atualmente como animais de estimação.


Em seu habitat os Hamsters são animais solitários, buscando companhia apenas na época de acasalamento, e o cuidado com os filhotes é tarefa exclusiva da fêmea. As fêmeas podem dar cria todos os meses podendo gerar até 17 filhotes por cria. Esses filhotes nascem sem pelos e a partir do segundo dia de vida os pelos começam a surgir e os olhos já começam a abrir. O desmame destes filhotes é em torno de 25 dias e a gestação tem em média de 30 dias. Para identificar o sexo deve olhar para os genitais, você verá dois orifícios – o pênis ou vagina e o ânus. No macho, o espaço entre os dois é em geral 1-2 cm e, na fêmea, este espaço é tão pequeno que é difícil diferenciar os dois orifícios.

Os hamsters devem ser alimentados com ração apropriada, podendo suplementar a dieta com talos de couve flor, cenoura, salsa, repolho, pepino e maçã. A água deve ficar sempre a disposição e ser trocada diariamente.

Eles devem ser criados em gaiolas, utilizando lascas de madeira como cobertura do chão. Essas gaiolas devem ser colocadas em local fresco, livre de corrente de ar e da exposição direta do sol. A limpeza da gaiola deve ser feita de preferência semanalmente. Também devem ser disponibilizado uma casa que sirva de esconderijo, comedouro, bebedouro e roda para exercício.

As doenças mais comuns de se encontar nos hamsters são: diarréia, resfriado, conjuntivite, sarna, mancha no quadril, canibalismo, pneumonia e problemas dentários.Esses animais devem realizar uma visita peródica ao médico veterinário