Origem: Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país.  Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.

Caracteristicas: A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.


Acomodações: O tamanho ideal de uma gaiola é aquele que seja o maior possível que você possa proporcionar à sua ave, obviamente. A largura da gaiola deve corresponder a duas vezes o tamanho das asas da ave abertas, para que seja possível a ave bater suas asas sem esbarrar nas grades da gaiola, nos brinquedos e nos poleiros, deixando as penas do rabo danificadas. O preço de uma gaiola varia bastante, dependendo da qualidade do material empregado (grossura arame, se pintado em epoxy ou não), do tamanho, se tem pedestal ou não, se tem rodinhas ou não, e por fim, o local em que está sendo comercializado. A gaiola deve ter poleiros de tamanhos e formatos variados. Procure colocar os poleiros na parte mais alta da gaiola, porque é onde a ave gosta de ficar, lembrando sempre que deve-se colocar a quantidade mínima possível de poleiros, a fim de deixar sempre bom espaço para as aves circularem.

Alimentação: Um dieta à base apenas de sementes é pobre em nível nutricional, por essa razão precisa ser complementada com frutas, verduras, farinhada de ovo, suplementos vitamínicos, etc.  Além disso, as sementes são ricas em proteínas, portanto, não pode ser a única fonte de alimento. As rações extrusadas e peletizadas específicas para aves surgiram há pouco tempo (semelhantes a de cães, gatos, etc.), e cada vez mais novas marcas e variedades chegam ao mercado, com o objetivo de fornecer uma alimentação mais completa e equilibrada às aves em cativeiro.  A composição das rações varia conforme a característica/espécie de ave, e é alterada de acordo com a fase da vida da ave (crescimento, reprodução, muda de penas). Nunca dê à sua ave : abacate, chocolate, café, leite, chá, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.Brincadeiras: Pássaro mantido em cativeiro necessita passar o tempo com algum entretenimento. Para atender à essa necessidade no mercado de pet shops, empresas passaram a fabricar brinquedos voltados às aves.São diversos modelos e tamanhos adequados a cada tipo e tamanho de pássaro, cujo material básico é geralmente madeira (alguns coloridos pintados com tinta atóxica), cordões, guizos, etc.  As aves que possuem bicos tortos, como calopsitas, papagaios, araras, etc, precisam gastar seus bicos, e encontram nos brinquedos feitos com madeira um instrumento para tal. Procure ter sempre diferentes brinquedos disponíveis e faça um rodízio entre eles para mantê-los interessantes ao seu pássaro.  Lave os brinquedos habitualmente, e quando notar excessivo desgaste dos mesmos, descarte-os.  A sua calopsita pode levar alguns dias para se acostumar ao brinquedo. É um comportamento normal.

Tamanho: 30 cm (em média, quando adultos)

Peso: 85-120 gramas

Longevidade: variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente

Maturidade sexual: por volta dos 12 meses de vida

Reprodução: ano todo

Postura: 3 a 7 ovos (média)

Incubação: de 18 a 23 dias