Quando cuidamos da saúde oral dos cães e gatos, estamos diminuindo a chance de possíveis contaminações de rins, fígado e coração. Desta maneira, através de um Programa de Saúde Oral, acabamos aumentando a espectativa de vida deles.
A Doença Periodontal tem seu inicio com o acúmulo de placa bacteriana, que é uma pelicula que se adere à superfície dentária. Com o passar do tempo, ela se mineraliza, formando os cálculos dentários (tártaro).

A primeira reação da cavidade oral é a gengivite (inflamação da gengiva), que quando crônica, pode passar para uma periodontite (destruição do suporte dentário), levando à perda dos dentes. Com o avanço da doença periodontal, os dentes perdem seu suporte ósseo, e acabam apresentando mobilidade (‘dentes moles’). Em casos de perda excessiva do suporte, o resultado é a perda do dente.

O mau-hálito é causado pelas bactérias presentes na placa, que iniciam o processo de fermentação, liberando gases volateis sulfurosos. Isto causa o mau cheiro, que varia em grau e intensidade. Alguns pacientes apresentam ulcerasformadas na parte interna dos labios e bochechas, causado pelo atrito deste tecido com o tártaro. Por isso, muitos pacientes apresentam dor durante o exame da boca, semelhante à dor de uma afta em nossa boca. Com a perda da gengiva e do osso alveolar, em muitos casos, a mandíbula perde tanto osso que fica frágil e causa fratura. Em casos de Doença Periodontal, cães e gatos tem suavida encurtada pela deterioração sistêmica, e acabam vivendo menos de que viveriam se tivessem cuidados odontológicos.

Guando existe apenas uma gengivite, que é causada pela presença da pelicula glicoprotéica (placa bacteriana). Este processo é considerado reversível, pois é suficiente remover a pelicula através de ação mecânica das cerdas, durante a escovação, ou mesmo com uma gaze. Isto é suficiente, pois removendo a causa da gengivite, a gengiva tende a voltar a sua normalidade.

Quando o tártaro (cálculo dentário) já está instalado, não pode ser removido apenas com simples escovação é necessário realizar uma raspagem, seguida depolimento dentário.
Este tratamento é denominado Profilaxia Periodontal, ou seja, o paciente apresenta apenas tártaro e gengivite, mas não tem dentes com doença periodontal.Quando apresenta a doença periodontal (retração, dentes com mobilidade, perda óssea), o tratamento é denominado Tratamento Periodontal.