O porquinho-da-índia ou preá-da-índia (“Cavia porcellus”) é um roedor sul-americano da família dos caviídeos, originalmente provirem das chamadas “Índias Ocidentais”, onde alguns povos no período da colonização, os criavam para deles se alimentarem. São animais muito sociáveis que vivem em pequenos grupos. Esses pequeninos animais tem uma expectativa de vida de 4 a 8 anos. Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 900 gramas. São animais rústicos e muito resistentes, adaptando-se bem sob diversas condições climáticas e vivem de acordo com o habitat em que se encontram. São bastante tímidos e ariscos e quando afugentados correm aos pulinhos emitando pequeninos gritinhos ou guinchos.

É importante conhecer o modo de vida destes animais, a fim de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de criação. Para o alojamento utiliza-se os mesmos tipos de arranjos e gaiolas para coelhos. Essa gaiola deve ser grande o suficiente para ele se movimentar livremente, o fundo de preferência removível e sólido. É necessário providenciar um esconderijo, muito apreciado pelo animal. As gaiolas devem ser colocadas em um local protegido de correntes de ar. Dentro da gaiola coloque uma área para diversão, pois são animais que adoram brincar, coloquem também o local onde irão comer e beber, existem recipientes especialmente feitos pra roedores. Os cercadinhos de telas permitem que o dono monte o cercadinho em diversos tamanhos e formatos. As telas aramadas podem ser encontradas em lojas de artigos para lojistas.


A ração deve ser preferencialmente específica pra porquinhos da índia. Não se esqueça de oferecer vegetais ricos em vitamina C, e também vegetais fibrosos para o desgaste dos dentes. Pode-se oferecer algumas pequenas porções de frutas por semana. Alguns exemplos : feno, capim, folhas como brócolis, espinafre e couve-flor,couve, cenoura pêra, maçã, uva, laranja.A fase reprodutiva é de dois a três meses de idade esse animal já está apto a se reproduzir, por isso, é conveniente separar os sexos na época da desmama. Para o macho, o ideal é iniciar a idade reprodutiva com oito meses de idade e para a fêmea a partir dos cinco meses. . O cio do porquinho-da-índia dura entre seis e onze dias e o período de gestação média de 68 dias.

Nasce em média de 2 a 3 filhotes.Dentre as enfermidades que podem eventualmente aparecer numa criação estão as seguintes: Salmonelose (infecção bacteriana), Peneumonia (infecção bacteriana), Adenite Salival (Inflamação e irritação das glândulas salivares), Coccídeose (Os protozoários vivem no intestino), piolho e ácaros (ectoparasitos), endoparasitos (vermes intestinais), Escorbuto (é a deficiência da Vitamina C). A melhor prevenção é conservando as instalações limpas, bem ventiladas e fazer a verificação periódica nos animais levando-os ao médico veterinário em intervalos de 3 meses.