O jabuti é um réptil do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos.São animais que possuem casco convexo, carapaça bem arqueada e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento e de 80 á 100 anos aproximadamente do seu tempo de vida. Existe duas espécies encontradas em grande quantidade no Brasil : jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. E o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica (florestas densas).O jabuti é um réptil do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos.São animais que possuem casco convexo, carapaça bem arqueada e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento e de 80 á 100 anos aproximadamente do seu tempo de vida. Existe duas espécies encontradas em grande quantidade no Brasil : jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. E o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica (florestas densas).

Os jabutis são dóceis, convivem bem com crianças e outros animais. É um animal fácil de criar, o jabuti pode ser mantido no quintal ou no terrário. Embora o jabuti ande devagar, quase parando, pisos lisos são um perigo, por isso é recomendo um chão rústico de terra ou grama, mesmo que seja artificial. Este réptil também precisa de luz solar direta todos os dias. Os raios ultravioleta ativam substâncias precursoras da vitamina D, nutriente que fixa cálcio nos ossos, o que é fundamental para o jabuti não ficar com o casco mole ou deformado. Em caso de montar um terrário é preciso lâmpadas específicas UVA/UVB ou que manterá a temperatura entre 25 e 28 graus. 

Também é necessário uma casinha para o esconderijo.
Nem sempre é possível identificar o sexo dos répteis. Nos jabutis uma das principais características é o plastrão, que nos machos é côncavo e nas fêmeas é reto, ou mesmo convexo. Isso facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. O período reprodutivo podem variar um pouco, de região para região,é determinado pelas estações do ano e ocorre principalmente a partir do mês de outubro, tendo seu ápice em janeiro. Os machos devem ser maiores que as fêmeas para que com seu peso possam ter maiores chances de fecundá-las. Ao acasalar, o macho emite um chiado típico. Os jabutis costumam enterrar os seus ovos em local que lhes parecer mais apropriado, em geral onde bate muito sol e a terra tem consistência que lhes permite cavar. O período de maturidade sexual destas duas espécies é de 5 á 10 anos. A época reprodutiva está nos meses de primavera e verão.O numero de postura de ovos em média é de 6 á 20 ovos e o período de incubação é de 60 há 90 dias.

Os jabutis são primariamente herbívoros, mas em cativeiro precisam de proteína animal e suplementação de cálcio para um bom desenvolvimento. A dieta deve ter alta teor de fibras e baixo teor de gordura, composta por 70% de verduras, 20% de frutas e 10% de proteína animal. Também pode ser oferecido ração balanceada extrusada específica para cada espécie de réptil. Verduras : (couve, brócolis, escarola, rúcula, agrião, espinafre, salsa, folha de beterraba, vagem pétala de rosa, flor do hibisco, flor do ipê amarelo). Frutas : (banana, maçã, pêra, uva, mamão, goiaba, kiwi, melancia, caju, abacaxi, pêssego, ameixa, tomate). Proteína animal : (ovo de codorna cozido com casca, carne magra bovona ou de frango crua, sardinha ou peixe cru.) a proteína animal deve ser oferecida uma vez na semana.